SKETCHUP 2022, O QUE MUDOU?

O Sketchup (https://sketchup.com/) mudou! Mas não se preocupe que aqui você se atualiza e descobre quais as alterações mais importantes para tornar seus projetos ainda melhores.

Antes de mostrar as novidades você sabe o que é Sketchup e para que ele serve?

O Sketchup é um software de CAD (Desenho Assistido por Computador) que permite a criação e desenvolvimento de modelos 3D para computador.

Por sua ampla variedade de recursos e ferramentas possibilita que profissionais de arquitetura e designer de interiores, entre outros, possam apresentar seus projetos com uma ambientação 3D, fornecendo ao cliente uma melhor visualização do que se pretende realizar com o projeto.

Para compreender melhor o funcionamento do programa você pode conferir nosso super aulão gratuito disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lRKiT44N7NI&t=243s

Nele você aprenderá o passo a passo para a criação de uma planta humanizada no Layout para Sketchup.

A criação do Sketchup ocorreu no ano de 2000 e foi vendido para a empresa Trimble em 2012, a qual mantém o programa ativo e apresenta atualizações todos os anos. E 2022 não poderia ser diferente, as principais mudanças foram:

  • Barra de pesquisa;
  • Pesquisar cenas;
  • Ferramenta de etiqueta;
  • Selecionar em forma de laço;
  • Desenho a mão livre;
  • Plano de corte;
  • Fita métrica;
  • Correção do bug de modelagem cortada.

Saiba agora a funcionalidade de cada uma e como contribuem com seus projetos:

Barra de pesquisa

Essa é aquela ferramenta ideal para quem está começando a usar o Sketchup!

Pois ela permite que você coloque o que está procurando, seja plugins, ferramentas ou mesmo se quiser fazer pesquisas por contexto como, por exemplo, se colocar a palavra “corte” aparecerá várias opções relacionadas. E não se preocupe quanto ao idioma, pois a ferramenta está disponível em 12 linguagens.


Pesquisar cenas

Com a proposta de facilitar a busca pelas cenas criadas essa nova funcionalidade promete localizar de forma muito mais fácil e ágil a cena especifica que você procura.

Antes poderia ser uma tarefa difícil achar em meio a uma longa lista aquela cena em particular que você precisa. Agora é só clicar na opção de busca que aparece quando há duas ou mais cenas e digitar qual você quer no momento.

Lembre-se de sempre nomear cada cena criada, pois vai facilitar muito seu trabalho


Ferramenta de etiqueta

A modelagem correta é aquela que possui organização, então o que está na modelagem tem que estar na etiqueta.

Com essa ferramenta acabaram as desculpas para um arquivo desorganizado, pois ela veio para agilizar e simplificar a setorização de cada item da sua modelagem.

Basta clicar na ferramenta etiqueta (conforme imagem), depois selecionar a etiqueta criada e clicar no seu bloco/desenho e pronto está etiquetado.


Cor por etiqueta

Na atualização assim que você definir a etiqueta do seu bloco/desenho ele já terá a cor alterada conforme a cor da etiqueta definida. O que deixa o processo muito mais rápido e fácil de ser identificado dentro da modelagem.


Selecionar todos os marcados

Ainda se tratando de etiquetas temos a atualização que permite selecionar todos os objetos, para isso é só ir na aba dos marcadores, clicar com o botão direito do mouse e escolher na opção “selecionar todos os marcados”.

Fazendo isso todas as etiquetas daquele segmento serão selecionadas de forma muito mais rápida.

E se você tem dificuldades nesse processo de organização de etiqueta, vamos deixar aqui um passo a passo pra você:

https://www.instagram.com/p/CasnK7aLxN4/


Selecionar em forma de laço

Para quem estava acostumado com a ferramenta selecionar padrão do Sketchup, agora temos uma nova opção.

Agora há a opção de selecionar com laço que funciona praticamente da mesma forma e tem a opção de criar um loop onde se vai para a direita seleciona tudo que toca e ao ir para a esquerda seleciona só o que está dentro da seleção e não o bloco todo.


Desenho a mão livre

A opção de desenhar a mão livre já era disponível, contudo, no Sketchup 2022: https://pordentrodolayout.com.br/autocad-ou-layout-para-sketchup/ ela apresenta melhorias visíveis uma delas é que agora há uma suavização nas curvas.

Veja as imagens abaixo, a primeira é da versão do Sketchup 2021 e a segunda é a atual:

Skechup 2021


Sketchup 2022

É notável como a ferramenta era craquelada e agora melhorou bastante.


Mudança de eixo

Relacionada a essa mudança há outro aprimoramento que podemos citar, se refere ao eixo. Quando era feito o desenho a mão livre no bloco e acima dele não havia continuidade com a mudança de perspectiva de vista, veja o exemplo abaixo:

Perspectiva 1


Perspectiva 2


Agora você não precisa mais se preocupar com esse problema, pois ocorre a continuidade mesmo com a mudança do eixo, o que permite criar efeitos diversos e explorar ao máximo a ferramenta.

Veja como fica na nova versão mesmo com a mudança de eixo:

Perspectiva 1


Perspectiva 2


Nessas imagens você consegue ver essa continuidade que agora ocorre mesmo mudando o eixo do desenho.



Fita métrica

Sabe aquela mudança que pode parecer pequena, mas faz total diferença?

Então, é a isso que se refere essa melhoria. Quando colocávamos uma medida na fita métrica ela sumia logo em seguida quando você movimentava o mouse, agora isso não acontece mais.

Você pode definir um ponto de referência, arrastar e colocar no teclado a medida que quer, então apertar o enter, na sequência repete o processo para outra medida e ambas permanecerão.

Quando é necessário esconder essas linhas guias é só ir no visualizar e desativar a linha. Porém, o que acontecia antes onde elas sumiam quando precisava medir novamente e geravam novas, o que acontece agora é que as linhas já feitas aparecem automaticamente quando você vai gerar uma nova medida.

Isso te permite ver todas as medidas já feitas sem a necessidade de estar sempre fazendo novas medições.


Plano de corte

Até o Sketchup 2021 a partir do momento em que era criado uma plano de corte tudo que estivesse atrás não poderia ser selecionado.

Sendo assim, com a atualização isso mudou e é possível fazer a seleção de qualquer objeto atrás do plano, mesmo que esteja ativo.

Essa funcionalidade é melhor exemplificada em uma aula completa disponível no Youtube, você pode assistir clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=v64bXKAZAnE


Resolvido bug de modelagem cortada

Ao mudarmos uma visualização de câmera a modelagem era cortada, pois o programa não conseguia definir de forma adequada a geometria do modelo, permitindo ver somete a metade dela.

Esse problema foi resolvido nessa nova versão o que é ótimo para a apresentação da modelagem.


O que eu achei sobre a nova versão do Sketchup 2022?

Acredito ser importante uma modelagem organizada e busco pela máxima otimização do tempo sem perder a qualidade, as mudanças para pesquisar cenas e todo o processo de melhorias relacionadas as etiquetas só acrescentam e aprimoram o uso do Sketchup.

É claro que eu amei as mudanças, pois todas as melhorias contribuem para que seja produzida uma modelagem mais organizada e preparada para enviar para o Layout.

Inclusive, deixo aqui o nosso curso completo ensinando o passo a passo do básico ao avançado na ferramenta layOut para Sketchup. É só clicar aqui: https://pordentrodolayout.com.br/curso-por-dentro-do-layout/ para conferir toda a grade de conteúdos e começar hoje a dominar esse Software incrível.

E você o que achou dessas mudanças? Já sabia sobre as novas funcionalidades? Ficou alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo?

Fale comigo no Instagram: https://www.instagram.com/pordentrodo_layout/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens Recentes

SKETCHUP 2022, O QUE MUDOU?

O Sketchup (https://sketchup.com/) mudou! Mas não se preocupe que aqui você se atualiza e descobre quais as alterações mais importantes para tornar seus projetos ainda