AUTOCAD OU LAYOUT DO SKETCHUP? QUAL ESCOLHER?

INTRODUÇÃO

Se você está em dúvida entre escolher o software Autocad ou o layOut do Sketchup, preparamos esse artigo com o intuito de esclarecer alguns pontos e te mostrar qual é a ferramenta perfeita para você.

AUTOCAD

Um programa que nasceu focado em desenho técnico e de peças industriais, o AutoCAD fez a lição de casa e evoluiu para atender as necessidades de vários outros públicos.

Com o crescente avanço dessa tecnologia, ela permite que profissionais de áreas como arquitetura, urbanismo, engenharia e construção civil tenham em suas mãos um programa específico para atender as necessidades de qualquer cliente, e que também possam minimizar possíveis erros em projetos.

LAYOUT PARA SKETCHUP

O LayOut é um programa que já vem  instalado automaticamente junto com o SketchUp. E nele, você consegue criar um caderno de detalhamento executivo e apresentações de projetos. Ele utiliza como base a sua modelagem 3D, fazendo com que você tenha a possibilidade de detalhar o que já esta pronto no Sketchup.

Com isso, é possível criar vistas, cortes, perspectivas isométricas, escolha escalas do desenho, adicione dimensões, ajuste a espessura das linhas, insira tabelas, linhas de chamada imagens e legendas. E também a possibilidade de criar carimbos automatizados.

Além disso, torna o detalhamento totalmente integrado. Pois qualquer alteração no Sketchup, ele altera também nas suas pranchas executivas já criadas.

COMO FUNCIONA ESSA INTEGRAÇÃO DO LAYOUT?

Um exemplo, vamos imaginar que você fez o seu detalhamento, mas precisa alterar a medida de uma parede. Alterando no Sketchup, lá no layout as cotas já são alteradas automaticamente. Em todas as pranchas. Maravilha, né?

DIFERENÇAS ENTRE OS PROGRAMAS:
Qual é o seu objetivo?

Você sabe para qual finalidade está fazendo esse projeto? Isso é muito importante na hora de decidir qual é o melhor programa para você.

Qualquer um dos dois te entrega a possibilidade padrão de qualquer programa: Desenhar com medidas, escalas e cotas.

Porém, como foi falado no início desse arquivo, o Autocad nasceu com a finalidade de desenho técnico para peças industriais. Se vê quer utilizar para projetos de engenharia mecânica ´por exemplo, o Autocad pode ser a melhor opção.

Mas, se você pretende utilizar para projetos e reformas voltados a arquitetura e interiores, como plantas de demolir, paginação de piso, planta de tomadas, iluminação, plantas de forro e gesso, acabamentos como marcenaria, marmoraria, tintura, papel de parede. Nesse caso, a melhor opção é o LayOut do SketchUp.

Pois o resultado do seu caderno executivo para um projeto que contempla texturas, cores, imagens, será muito mais humanizado. Sem falar da integração com a modelagem 3D do Sketchup. Ou seja, tudo que foi desenhado no 3D para a apresentação para o cliente, não será perdido. Você pode utilizar como base para criar o seu detalhamento.

Assista esse vídeo e conheça mais sobre o layOut:
https://youtu.be/UCBPNSITHSY
Pranchas de detalhamentos criadas no layOut do Sketchup
  • PREÇO

O SketchUp é o programa mais barato entre os dois e já vem com o LayOut incluso. Ou seja, você paga por uma licença e consegue desenhar em 3D + detalhar.

  • INTERFACE

Atualmente, o LayOut do SketchUp é o programa mais intuitivo e simples de se aprender no mercado. Além de trabalhar de forma integrada a modelagem 3D com o detalhamento.

O AutoCAD é um pouco mais complexo de aprender e demanda mais tempo.

VANTAGENS DO LAYOUT:

  • Integração com a modelagem 3D
  • Representação realista de mobiliário/revestimentos
  • Apenas 1 Software para Desenhar + detalhar
  • Interface intuitivo
  • Praticidade nas alterações de projetos

CONCLUSÃO:

Entre escolher o Autocad ou o layOut do sketchup, é preciso saber qual é o seu objetivo. Já vimos que o LayOut tem muitas facilitações, principalmente se você trabalha com interiores. É realmente muita praticidade e objetividade em apenas um software, possibilitando otimização de tempo e clientes satisfeitos.

Por fim, se ficou curioso e com vontade de se especializar no software layOut, conheça a técnica necessária para daqui pra frente modelar e detalhar somente com o Layout. Nosso curso completo está disponível para você:

SEJA O NOSSO ALUNO:
https://pordentrodolayout.com.br/curso-por-dentro-do-layout/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens Recentes

SKETCHUP 2022, O QUE MUDOU?

O Sketchup (https://sketchup.com/) mudou! Mas não se preocupe que aqui você se atualiza e descobre quais as alterações mais importantes para tornar seus projetos ainda